ACIDIS - Associação Coral e Instrumental Divino Salvador
A ACIDIS - Associação Coral e Instrumental Divino Salvador é uma associação cultural, sem fins lucrativos, com sede na União de freguesias de Arentim e Cunha, Braga. A ACIDIS pretende proporcionar aos seus elementos a formação coral e/ou instrumental. Actualmente, a ACIDIS é constituída por aproximadamente 12 coralistas, 2 guitarristas, 2 flautistas e 1 contrabaixista. A ACIDIS tem vindo a animar variadas eucarísticas festivas como casamentos, baptizados, bodas, comunhões, entre outros.
Reportório
Ao longo dos anos a ACIDIS tem procurado reunir no seu reportório músicas de mensagem, litúrgicas, clássicas, assim como algumas obras de compositores de renome. A ACIDIS tem pautado pela escolha de músicas retiradas de livros de referência e recomendados pela Igreja. Assim, no nosso reportório apresentamos músicas de Fernando Lapa, José Paulo, Azevedo Oliveira, Maria Amélia da Costa, Alfredo Juvandes, James Chepponis, Mozart, Schubert, César Franck, Handel, Vivaldi, Bach, Wagner, Mendelssohn, Paganini, etc...
Para além das músicas clássicas, a ACIDIS tem vindo a criar harmonizações e acompanhamentos para as diversas músicas litúrgicas e de mensagem interpretadas. Estas versões únicas com assinatura da ACIDIS dão assim um toque pessoal às músicas do seu reportório.
História
O início de vida do ACIDIS remonta a 1999. Tudo começou com um pequeno grupo de catequese do 9ª/10º ano que decidiu animar a eucaristia de Natal. Levado pelo entusiasmo de todos os intervenientes, o grupo continuou a ensaiar, a aprender novos cânticos e a animar tanto as eucaristias vespertinas como alguns casamentos. Nesta altura o grupo, que já era muito reconhecido pela comunidade, adotou o nome “Grupo Nova Era”.
Com o final do grupo de catequese, os seus elementos, já mais maduros e capazes, decidiram manter o grupo, assumindo as responsabilidades do antigo grupo. Assim, em 2002 nasceu oficialmente o Grupo de Jovens de Arentim (GJA). Com este passo, o grupo passou a ser formado apenas por jovens da paróquia, forma que ainda hoje se mantém. Foi graças aos esforços dos seus elementos fundadores que, ao longo dos anos, o grupo foi abrilhantando o seu reportório, aumentando a sua educação a nível musical, tanto vocal como instrumental, elevando os objetivos do grupo.
A partir daqui, o Grupo de Jovens de Arentim foi crescendo, ganhando novos elementos, perdendo outros… mas sempre com um grande gosto pela música e com um enorme sentido que companheirismo e amizade.
Símbolo